A parvovirose é uma doença infecciosa que acomete os cães e é causada pelo vírus CPV. Ela atinge tanto cães jovens e idosos que não tomaram a vacina.
Para a infecção acontecer é preciso que o animal entre em contato com animais contaminados.
Veja abaixo os principais sintomas, tratamentos e como prevenir a parvovirose. Acompanhe!
O que é parvovirose?
A parvovirose causa inflamação no intestino. Ela destrói parte das células que impedem a absorção dos nutrientes.
É uma doença agressiva e que pode causar sérios problemas cardíacos.
Como ocorre a disseminação da parvovirose?
A parvovirose é muito perigosa devido ao seu alto poder de contágio. Sua transmissão ocorre por meio de contato direto com secreções, vômitos e diarreia de animais doentes.
Se o seu animalzinho de estimação frequenta espaços como canis e abrigos, onde a circulação de animais é alta, aumenta as chances de contaminação. Além disso, o que reforça os riscos de contaminação é a persistência do vírus em sobreviver no ambiente. Este tipo de vírus pode permanecer meses, até anos no ambiente, inclusive em comedouros, caminhas, cobertores e roupinhas.
Por isso é importante que quando um pet está contaminado, higienizar o ambiente, utilizando desinfetantes, de preferência aqueles específicos para pets.
Quais os principais sintomas?
Os principais sintomas da parvovirose são sintomas gástricos e intestinais como: vômito, diarreia com presença de sangue, dores abdominais, hipoglicemia.
Elas tendem a ocorrer com mais frequência em filhotes e idosos, pois possuem um sistema imunológico fragilizado para combater o parvovírus e começa a se reproduzir rapidamente e apresentar os sintomas.
Qual o tratamento da parvovirose?
Não há um tratamento específico para o vírus da parvovirose, mas sim alguns tratamentos sintomáticos. Ao apresentar sintomas de parvovirose, procure um médico veterinário para que o animal fique internado, pois ele perde muito líquido e fica desidratado devido a diarreia e vômito. É feita uma reposição eletrolítica com soro para a reposição de potássio.
Também é feito um controle do vômito para evitar que o medicamento seja eliminado e não faça efeito. Por isso é aplicado medicações para controlar e proteger o estômago, para assim entrar com os remédios contra as dores abdominais e desconforto. Depois é introduzido antibióticos para evitar infecção com bactérias, pois os animais ficam com a imunidade baixa.
Introduza o alimento o quanto antes pois eles ficam muito enfraquecidos durante o período.
Qual a prevenção contra a cinomose?
Para prevenir o cão da ocorrência de parvovirose, é fundamental fazer a vacinação com V8 e V10. Passeio e contato com outros animais somente após todas as aplicações. Além disso, quanto mais cedo fizer o tratamento, maiores as chances do animalzinho sobreviver.
Enfim, lembre-se que a parvovirose é uma doença grave e é fundamental proteger o seu pet. Caso o pet apresente os sintomas da doença, leve-o para o médico veterinário de confiança.
E para proporcionar mais conforto e qualidade de vida para o seu cãozinho, aqui na Chalesco você encontra tudo que o seu Pet precisa. Acesso o nosso site e confira!