Você tem o costume de transportar o seu cachorro no carro para vários lugares? Porém você sabe como fazer isso com segurança? De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido dirigir com o animal de estimação entre braços e pernas – prática sujeita a aplicação de multas e perdas de pontos na carteira.
Assim, neste artigo vamos falar sobre os principais cuidados para levar o seu pet corretamente e em segurança. Dessa maneira você evita também de sofrer alguma penalidade.
Confira!
Como fazer o transporte do cachorro no carro
Veja algumas práticas para transportar o cachorro no carro:
– Caixa de transporte
Recomendada para cachorros de pequeno porte até 25 kg. São duráveis e apresentam modelos diferentes e até com proteção contra bactérias.
Deve ser bem ventilada e o animal deve conseguir ficar em pé e conseguir dar uma volta completa pois dessa maneira ele ficará mais confortável.
A fim de que esteja completamente seguro, deverá ser fixada no cinto de segurança de forma que não saia do lugar à medida que o carro se locomove.
– Cinto de segurança canino
Se o seu animalzinho de estimação não se acostumou com a caixa ou não tem espaço, uma alternativa é o cinto de segurança canino. Ao contrário dos cintos do carro, ele apresenta um encaixe que cobre peito, ombros e costas, de forma que proporcione maior segurança.
Tem de ser fabricado com um material acolchoado com um prendedor a ser fixado na trava do cinto do carro para limitar os movimentos do animal. Dessa maneira, evitaremos que ele seja arremessado para frente do carro, caso aconteça um acidente.
– Cadeirinha para cães
A cadeirinha é uma opção para cães pequenos que não se adaptaram à caixa de transporte. Ela é tipo um cesto a ser acoplado no banco traseiro, onde o animal fica preso pela coleira peitoral. Elas também devem estar de acordo com o tamanho do animal para que ele fique confortável.
Além dos cuidados citados acima, lembre-se:
- O animal não pode colocar a cabeça para fora da janela: É uma prática proibida que pode aumentar o risco de acidentes e colocar em risco a vida do cãozinho.
- Mantenha a temperatura do carro adequada: Como os cachorros possuem pelos, eles apresentam a temperatura basal mais elevada e costumam ficar muito agitados durante o passeio e podem sentir muito calor. Por isso, deixe as janelas abertas ou ligue o ar condicionado.
Transporte o seu animal de estimação com segurança!
E se você vai viajar e levar o seu bichinho de estimação, aqui na Chalesco você encontra todos os acessórios para carro para que o seu pet viaje com segurança.