É o desejo de todo dono ver o seu pet feliz, disposto e ativo. E para proporcionar o bem-estar do seu animal de estimação é fundamental focar na saúde do bichinho, garantindo que ele seja atendido em todas as suas necessidades fisiológicas.
O bem-estar animal diz respeito à oferta de mínimas condições para que ele possa se desenvolver de maneira plena e com qualidade de vida.
Nesse sentido, ter um animal de estimação em casa requer um grande senso de responsabilidade, já que a saúde, a alimentação e a segurança, bem como o afeto demonstrado por ele dependem dos cuidados de seu tutor. E é esse conjunto de cuidados que influencia no bem-estar do pet.
Sendo assim, conheça a seguir algumas recomendações indispensáveis que você deve seguir para garantir o máximo bem estar possível do seu pet.
Saúde como prioridade
O ideal é que você leve o seu animal ao médico veterinário pelo menos uma vez ao ano para a realização de check-up. Dessa forma você estará mais seguro no que se refere ao acompanhamento do estado de saúde do seu bichinho, podendo, por exemplo, descobrir o surgimento de doenças ainda em estágios iniciais, o que facilitaria o tratamento.
Também em relação à saúde é essencial possibilitar uma alimentação balanceada ao pet.
Nada de oferecer qualquer tipo de comida ao seu animal, como alimentos humanos, por exemplo. Só devem integrar a dieta do seu pet, rações e produtos específicos.
A comida oferecida deve ser fresca, além de compatível com a espécie, a idade e a condição de saúde dele.
A alimentação é a base de nutrição animal, sendo aquilo que abastece o organismo com os nutrientes necessários, além de ser fonte de energia. É por isso que uma boa alimentação tem relação direta com a imunidade e com o aspecto da pele ou da pelagem do animal.
Ainda em relação à alimentação, é fundamental manter o bichinho sempre hidratado, deixando sempre uma água fresca próxima a ele.
Para prevenir uma série de doenças, como obesidade, diabetes e cardiopatia, também é primordial estimular o animal a praticar exercícios físicos regulares. Eles ajudam a desenvolver os músculos e melhorar o funcionamento das articulações.
Além disso, todo pet precisa extravasar suas energias, fazendo com que seja de extrema importância passear diariamente com o seu pet por algumas horas, o que ainda vai ser encarado por ele como um momento de diversão e de vínculo com o seu dono.
Por serem animais domésticos, os pets passam muito tempo dentro de apartamentos ou casas, o que dificulta um contato direto com outras fontes de estímulo. Nesse ponto, as caminhadas e atividades físicas ao ar livre ainda são benéficas para o bem estar animal na medida em que estimulam o seu cérebro e músculos a novos estímulos, como cheiros e barulhos da rua.
Ambiente favorável
Outro aspecto determinante para propiciar o bem estar e a saúde do animal é garantir que o ambiente ao seu redor esteja seguro, sob o ponto de vista da higiene e da harmonia.
Ambientes sujos são favoráveis para a proliferação de agentes danosos, como fungos e bactérias, que podem transmitir doenças para o seu pet.
E a higiene também deve estar relacionada aos cuidados com a pele do seu animal, que deve ser banhado com regularidade para evitar eventuais problemas.
Além dos cuidados com a alimentação e com a higiene, o animal precisa sentir que conta com uma estrutura mínima de conforto e bem estar. De preferência, tendo um espaço próprio dentro da casa, que seja limpo, tenha uma temperatura agradável e possibilite um acesso fácil de convivência com os demais moradores do lugar.
Gostou do texto? Acesse mais conteúdo no nosso blog