Veja como as fêmeas se comportam durante o cio de gato!
O cio de gato é um período de muito desconforto para os tutores de fêmeas que não são castradas. Isso porque elas apresentam alguns comportamentos diferentes de forma a satisfazer seus instintos.
Por isso é comum ver a gata miando constantemente, com carência excessiva, pois fazem parte do ciclo do cio. No entanto, há algumas medidas para amenizar esses sintomas. Veja algumas características que podem te ajudar a identificar quando a gata está no cio e como lidar quando a gata quer acasalar. Acompanhe a leitura!
Quanto tempo dura o cio de gato?
A gata no cio passa por cinco fases e é importante conhecer e acompanhar as mudanças:
- Proestro: é a fase inicial que dura cerca de 1 ou 2 dias, que é quando a gata fica mais carinhosa, mas ainda não permite a aproximação do macho.
- Estro: durante essa fase a gata fica miando mais forte, com o movimento do corpo ainda mais agitado. Essa fase dura cerca de 15 dias e permite maior aproximação dos machos.
- Interestro: caso não haja cópula, acontece o interestro, fase de curto período de repouso sexual e que pode durar cerca de 7 dias.
- Anestro: é o longo período em que não ocorre o cio e geralmente ocorre no inverno.
- Diestro: que é quando ocorre a ovulação, sem a gata ter ficado grávida.
Quando acontece o primeiro cio da gata?
O primeiro cio varia de uma raça para outra, mas em geral pode acontecer entre 5 e 9 meses de vida, mas também pode ser afetada por fatores externos como ano, peso e até pelagem. A gata quando no cio pode ter ciclos de dois meses depois que isso acontece.
Durante essa fase ela pode tentar fugir para copular. Uma outra dúvida sobre quantos meses uma gata pode engravidar, que é desde o primeiro ciclo.
Quais os sinais de cio de gato?
Durante o cio, a gata pode apresentar comportamentos de incômodo, como miados para tentar chamar a atenção. Veja alguns sinais de que a fêmea está no cio:
Miados excessivos e estridentes
Um dos principais sinais de que as fêmeas estão no cio é o miado estridente, alto e frequente pois é a forma de atrair o parceiro.
A fêmea fica se esfregando nas pernas dos tutores e objetos
As fêmeas que estão no cio ficam se esfregando nas pernas dos tutores, camas e entre outros objetos, e até ficam mais carinhosas. Também é uma fase em que elas vão querer fugir, exigindo mais segurança dentro da casa, como telas de proteção nas janelas. Enfim, é um período de muito estresse e incômodo,
A gata empina a área traseira para cima e a cauda para lateral expondo a vulva
As fêmeas durante o cio costumam empinar a parte traseira com a calda para o lado, mostrando a vulva. Ela também vai rebolar ao andar, e urinar mais vezes durante todo o dia.
Além disso, também costumam ficar mais próximas dos machos, chamando a atenção e mostrando que estavam disponíveis para a cópula.
Enfim, ter um gato no cio pode ser uma situação bastante difícil, principalmente por tutores que ainda não passaram por essa situação. E se esse conteúdo foi útil, compartilhe em suas redes sociais!