Quer adotar um bichinho de estimação, mas não sabe qual seria o ideal para você? Então, confira!
Escolher entre um cão ou um gato não é uma tarefa muito fácil, mas se você seguir alguns critérios eles te ajudarão a ter um animalzinho de estimação para a sua casa.
Cabe lembrar que essa escolha traz muitas responsabilidades pois ele passará boa parte da vida com você. Veja algumas dicas que irão te ajudar nessa escolha!
Conheça a personalidade que você procura!
Antes de escolher entre cachorro ou gato, é importante que você compreenda que as personalidades e comportamentos desses animais são diferentes. Além disso, as necessidades, medos e higiene são diferentes.
E então o que se espera do novo membro da família? Confira!
Por que devo escolher um cão?
Se você é uma pessoa mais ativa e cheia de energia que gosta do ar livre, então um cão pode ser uma escolha. Os cachorros precisam ser estimulados, com passeios regulares.
Cães não são animais que não gostam de ficar muito tempo sozinhos, por isso, pense se terá tempo para dar atenção a ele.
Outro ponto importante, é que há cães com vários tamanhos, formas de campo e tipo de pelo.
Por que devo escolher um gato?
Se você tem um espaço menor em casa ou um estilo de vida mais ocupado, é provável que ter um gatinho seja mais adequado. Os gatos são mais tranquilos e independentes. Eles não precisam ser levados para passeio.
No entanto, os gatos gostam de interação social e gostam de brinquedos. Também é importante que se tenha cuidado com a higiene, com escovação dos pelos regularmente.
Dicas para a adoção de um cachorro ou gato?
Se você já escolheu entre um cachorro ou um gato, é fundamental que você siga algumas dicas, como:
Reflita sobre a decisão
A adoção de um animalzinho de estimação exige muita responsabilidade. Pense quais os motivos pelo qual você quer adotá-lo, reflita sobre o momento atual e qual os seus objetivos de vida.
Se você tem planos de mudar de casa, viajar pelo mundo ou retomar os estudos, pense se é possível incluí-los nos seus novos planos. Cabe lembrar também que um cachorrinho ou gatinho também exige alguns custos como hospitais, adestramentos, etc.
Coloque todas as despesas do pet no papel
Algumas despesas são necessárias para a criação dos animais de estimação como ração, vacinas, petiscos e remédios como antipulgas. Calcule todas as despesas no papel, antes de adotar!
Lembre-se de oferecer uma alimentação de qualidade, creche, veterinário, banho e tosa, uma caminha, roupinhas, brinquedo, entre outras.
Tenha uma rede de apoio para ajudar com o pet
É preciso que alguém esteja à disposição para dar atenção e carinho aos pets. Defina com quem ficará durante o período em que ficará fora ou quando precisar viajar. Há opções de hotéis, creches e até pet sitter.
Tenha um veterinário de confiança
Para garantir a saúde do animal é fundamental que tenha um veterinário para acompanhar a saúde do animal, desde o início da adoção. Não se esqueça de manter a vacinação em dia e também do uso de vermífugos e antipulgas.
Conclusão
Cães vs Gatos? Essa é a dúvida de muitos antes de adotar um animal de estimação. Por isso é importante que você avalie bem a personalidade de cada um e faça um planejamento para receber o seu amiguinho.
Na Chalesco você encontrará todos os acessórios necessários para o seu pet. Venha conferir!