Que os gatinhos são animais naturalmente higiênicos não é novidade para ninguém. Com uma língua naturalmente áspera, eles passam horas por dia se lambendo para remover as impurezas dos pelos.
Mas ainda assim, é muito importante que você, tutor, se atente a alguns pontos importantes sobre a higiene do seu peludo.
E para ajudar nessa tarefa, preparamos esta super lista com 5 produtos essenciais para manter a higiene do seu gatinho.
1. Comedouros e bebedouros adequados
É extremamente importante a manutenção da limpeza dos comedouros e bebedouros para evitar que insetos, fungos ou bactérias contaminem a ração, expondo seu gatinho.
O ideal é trocar a água pelo menos duas vezes por dia, ou optar por uma fonte com filtro, sem esquecer de realizar a manutenção (troca de filtro) e limpeza do equipamento.
Os comedouros devem ser diariamente higienizados e o ideal é que a ração só seja ofertada em determinados horários do dia, para evitar que fique por muito tempo exposta, o que pode afetar sua qualidade.
2. Escovas e rasqueadeiras
Alguns gatinhos, sobretudo os de pelos longos, podem soltar um volume grande de pelos. Como principal hábito de higiene dos felinos inclui se lamber, os pelos soltos podem ser levados para o estômago e se acumular lá, gerando desconforto no animal.
Para evitar que isso aconteça, o ideal é escovar seu gatinho utilizando uma escova rasqueadeira. Alguns animais podem inicialmente sentir-se desconfortáveis com a escovação, então é importante ter muita paciência e utilizar o equipamento com suavidade para não gerar traumas ao animalzinho.
3. Caixa de areia e areia
Gatos são animais que vêm com alguns hábitos “de fábrica”. Então, muito provavelmente, não será necessário ensinar seu gatinho a procurar a caixa de areia para fazer suas necessidades. Porém, é extremamente importante que a caixa esteja sempre limpa e sem acúmulo de fezes.
Para facilitar a tarefa, é possível optar por uma caixa que seja fácil de limpar e que possua uma bandeja de grade, para que seja possível filtrar a areia e reutilizá-la.
Para atenuar os odores há alguns filtros de carvão ativado que estão disponíveis em modelos universais e em modelos específicos para algumas caixas.
4. Cortadores e lixas de unhas específicos
Nem sempre será necessário aparar as unhas do seu gatinho. Mas caso elas estejam grandes demais, podem causar problemas. Nesse caso é ideal apará-las utilizando um cortador ou lixa específica.
Lembre-se sempre de perguntar ao veterinário se é realmente necessário realizar esse procedimento, bem como pedir orientações sobre a forma correta de cortar as unhas do seu peludo para evitar ferimentos e traumas.
5. Produtos específicos para a limpeza dos olhos
Normalmente os gatos realizam a limpeza dos olhos utilizando as patas. Mas no caso de algumas raças como a Persa, por exemplo, o formato do rosto e a quantidade de pelos dificultam esse processo.
Para remover secreções e crostas que podem gerar odores e aumentar o risco de infecções há uma ampla gama de produtos específicos. Reforçamos que o procedimento deve ser feito com cuidado e delicadeza para evitar ferimentos e traumas.
E aí, gostou das nossas dicas? Não temos dúvidas de que um gatinho limpinho é um gatinho feliz. E se quiser mais dicas sobre cuidados com seus bichinhos, fique de olho no nosso blog!