Um jardim bonito exige atenção e cuidado. Às vezes, é necessário apenas algumas manutenções no mês – como regas e podas, que tomam um pouco de tempo, mas bastam para deixar as plantas saudáveis.
O grande problema são as pragas que podem infestar o jardim e começar a adoecer as plantas, isso sim, costuma gerar um pouco de dor de cabeça. Por esse motivo, é necessário evitar que essas pragas cheguem ao jardim. Confira agora algumas dicas que auxiliarão você no controle de pragas:
Cuide da circulação de ar
Pode até parecer piada dizer para cuidar da circulação de ar em um ambiente externo. Porém, aqui nos referimos ao fato de dar espaço para a planta respirar, isso significa não colocar todas elas espremidas e juntas em um mesmo espaço. Essa prática costuma atrair insetos que buscam abrigo e se alimentam das plantas do jardim.
Regue as plantas pela manhã
Existem alguns motivos que justificam as regas matutinas do jardim. Vejamos quais são eles:
Manter as plantas hidratadas ainda antes do meio-dia que é a hora mais quente do dia. Isso ajuda as plantas a não murcharem ou ficarem estressadas. Acredite, mas esses fatores atraem as pragas.
Não deixa o jardim mais úmido do que o normal ao fim do dia. Um jardim úmido atrai lesmas, tesourinhas e caracóis.
Use a lógica do controle natural
O controle natural de pragas se dá atraindo seus predadores. Sapos, rãs e passarinhos são bons exemplos. De acordo com o FlowerGardenNews o sapo consome até três mil insetos por mês. Entre suas presas preferidas estão as moscas, mosquitos, lagartas, lesmas e caracóis. Para atraí-lo ao jardim é necessário deixar de usar produtos químicos e fornecer abrigo para eles se escondem durante o dia.
Os passarinhos estão sempre por perto e comem os insetos do jardim. São atraídos para locais com árvores que lhes sirvam de abrigo
Adube com frequência
A adubagem pode ser feita com adubo orgânico natural vendido nas lojas ou com o adubo da composteira de casa. O importante é cuidar do solo repondo vitaminas e minerais essenciais para o desenvolvimento das plantas. Isso ajuda a torná-las mais saudáveis e resistentes às pragas.
Use repelentes naturais
Existem algumas receitinhas caseiras para repelir e combater as pragas do jardim. Veja algumas delas:
Receita nº 1: Utilize uma solução de infusão de cravo-de-defunto em água e utilize-a fria para borrifar nas plantas.
Receita nº 2: Utilize álcool isopropílico em um borrifador sobre pulgões e cochonilhas, eles ião morrer na hora. Atenção não utilizar álcool comum porque queima as folhas de suas plantas.
Receita nº 3: Utilize a solução de duas colheres de água-oxigenada 10v em 500 ml de água. Coloque-a em um borrifador e passe nas plantas e na terra.
Plante as plantas que servem como repelente
Existem algumas plantas que são repelentes naturais, além de repelir as pragas podem ser utilizadas no tempero e em chás.
É o exemplo da hortelã, sua essência aromática repele formigas e alguns tipos de borboletas. O tomilho, muito utilizado em temperos, tem a capacidade de afasta as lagartas e borboletas. O coentro protege a plantação de ácaros e pulgões.