Sabe-se que para manter as nossas plantinhas totalmente sadias, é necessário regá-las com certa consistência. Contudo, sabemos que existem diversos tipos de espécies e, assim, cada uma exige um cuidado e rega a mais ou a menos.
Por esse motivo, precisamos nos atentar aos tipos de espécies que possuímos, e o que elas precisam para obterem uma excelente qualidade no seu crescimento. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e saiba quantas vezes você precisa regar suas espécies de plantas.
Qual é o melhor horário para fazer a rega?
Em geral, é comprovado que alguns dos melhores horários para regar as plantas, são de manhã e ao final da tarde. Por esse motivo, o ideal é evitar os horários mais quentes para realizar a rega, pois é bem provável que a água acabe evaporando rapidamente, fazendo as gotículas de água não penetrar na terra e alcançar o sistema radicular das plantas de forma eficiente.
Além disso, também é recomendado que, durante o inverno, a rega não seja feita na parte da noite. Isso porque, durante o período, as folhas acabam demorando para secar, e dessa forma, a probabilidade de estimular o crescimento de doenças e fungos é ainda maior.
Quantas vezes devo regar minhas plantas?
Não devemos avaliar somente o tipo de espécie que você cultiva para entender a quantidade de regas que devem ser feitas durante o dia, já que podemos entender que o excesso de água, em alguns casos, pode prejudicar ainda mais a saúde e crescimento das plantas.
Já que algumas plantas demandam mais ou menos água, é importante avaliar suas principais características. Por exemplo, as plantas que possuem folhas mais suculentas não necessitam de água todos os dias (como é o caso da Kalanchoe). Entretanto, as plantas que apresentam uma folhagem mais fina e largas precisam de regas diárias.
Portanto, lembre-se que nos dias mais frios, a água tende a evaporar menos. Com isso, as plantas não necessitam de água constante. Já em dias mais quentes, o processo é inverso: por haver grande evaporação, a necessidade de rega é ainda maior.
De forma prática, basta apenas você mexer na terra com o dedo, a fim de analisar se sua composição está mais seca ou mais úmida. Se ela estiver extremamente úmida, pode deixar para regar no outro dia. Lembrando que, durante o toque, é importante certificar-se que a terra sempre esteja úmida, pois do contrário, necessitará de regas constantes até que o solo esteja em perfeito estado de umidade.
Qual é a quantidade de água necessária?
Como se pode perceber, cada tipo de planta requer uma quantidade diferente de água para a sua nutrição e crescimento. Contudo, a ressalva mais comum a todas as plantas, independente da sua necessidade de rega, é que a terra não deve, em hipótese alguma, estar encharcada. Esse processo “sufoca” as raízes e fazem as plantas adoecerem.
Por esse motivo, busque molhar suas plantas com base na umidade do solo e na qualidade das folhas. Se o solo possui tendência a secar rápido, regue de duas a três vezes ao dia. Contudo, se for uma planta mais resistente, mesmo que o solo não viva úmido, a rega pode ser feita uma única vez ao dia, ou até uma única vez na semana (como é o caso dos cactos).
Gostou deste artigo? Agora que você já sabe o que avaliar para entender se sua planta precisa de mais ou menos regas durante o dia, que tal conhecer os nossos produtos? Acesse agora mesmo o nosso site e confira a nossa linha.
na minha infancia eu ouuvia isso da minha vó entao vim pesquisar aqui ,muito
obrigado,nunca vou esquecer da minha vó com esses mitos!