O outono já começou no Brasil, e essa estação do ano que apresenta temperaturas mais baixas segue até o mês de junho. Isso significa que é importante redobrar os cuidados com os pets, já que muitas doenças comuns nessa época de ano podem afetá-los.
As mais conhecidas são as doenças respiratórias e articulares, podendo assim, prejudicar a saúde e bem-estar do animal. É válido lembrar que animais filhotes e idosos têm mais chances de sofrer com as consequências do clima frio do outono, por isso, prestar atenção no comportamento do seu pet diariamente é uma tarefa que precisa fazer parte da sua rotina.
Caso note algum sinal de que seu bichinho não está bem, procure um médico veterinário com urgência.
Doenças mais comuns no outono
Respiratórias: o resfriado ou até a “gripe” podem afetar o seu pet por conta da falta de umidade no ar e a predominância de temperaturas mais baixas. É importante ficar atento aos sintomas que podem variar em:
• Tosse contínua;
• Espirros frequentes;
• Febre;
• Falta de apetite;
• Corrimento nasal.
Problemas nas articulações: alguns pets já apresentam problemas articulares e os sintomas podem se agravar durante o outono. No entanto, essas doenças podem acontecer com mais frequência em pets idosos, já que apresentam a saúde mais vulnerável. A artrite é um dos problemas mais frequentes no outono, porém a artrose e a osteoartrite também podem acontecer.
Todas essas doenças causam dores e dificuldade durante a mobilidade do animal, seja quando ele vai caminhar, dobrar as patinhas ou realizar algum movimento.
Assim que perceber algum sinal de que ele não está se “mexendo” como antes, procure ajuda de um profissional para evitar que o problema se agrave no futuro.
Tosse: mesmo sendo um dos sintomas comuns em caso de gripe ou resfriado, a tosse também pode indicar uma doença frequente no outono. Conhecida como traqueobronquite, esse problema de saúde afeta principalmente os cães e consiste em uma tosse seca e duradoura.
Caso não seja tratada desde o início, a doença pode evoluir para uma infecção bacteriana que exigirá medicação com antibióticos.
Como cuidar do seu pet no outono?
Todas as doenças podem ser prevenidas se você adotar alguns hábitos diários para garantir a saúde do seu pet. Alguns deles são:
– Mantenha seu pet aquecido: disponibilize cobertores no local onde ele dorme e garanta que o ambiente que ele fica esteja protegido do vento frio;
– Hidratação: certifique-se que seu pet tenha bastante água à disposição, mantê-lo hidratado pode evitar problemas de saúde;
– Diminua a frequência dos banhos: não é recomendado “molhar” o seu pet quando o clima está frio, mas se for necessário, seque-o imediatamente;
– Suplementação: peça sempre orientação de um médico veterinário antes, mas é possível dar suplementos alimentares aos pets para garantir mais energia e reposição de nutrientes;
– Atividades físicas: evite sair com seu pet se o clima estiver frio, mas pratique algumas brincadeiras e atividades dentro de casa. Estimule seu bichinho a se movimentar, proporcionando assim, lazer e bem-estar a ele;