O mundo sofreu e ainda sofre grandes modificações ambientais graças ao processo de urbanização e aproximou o ser humano dos animais. Acontece que alguns destes bichos são indesejáveis em nosso convívio e o homem acabou intervindo em algumas cadeias alimentares e a convivência foi se tornando, muitas vezes, perigosa. As chamadas pragas necessitam de alimentos que muitas vezes estão próximas às zonas de convívio dos seres humanos, como casas e estabelecimentos comerciais. Assim, algumas espécies necessitam de elementos indispensáveis para sua preservação (água, alimentos e abrigos) e isso causa grandes prejuízos à sociedade. Assim, para facilitar vocês, trazemos algumas dicas para um controle de pragas sem complicação.
Qual é a praga?
O primeiro passo para realizarmos um controle de pragas é determinar qual espécie estamos falando. As categorias primárias mais conhecidas são:
- Insetos: Baratas Formigas Pulgas
- Aracnídeos: Aranhas Carrapatos Escorpiões
- Aves e Mamíferos: Morcegos Roedores Pombos
E para cada um temos as determinadas espécies. Por exemplo, no caso das baratas, existem dois tipos: a barata de esgoto e a barata alemã. Para cada uma delas há um tratamento específico. Por isso, é importante tal identificação para que se tenha sucesso na execução e elas desapareçam do local.
Técnicas e Produtos
A técnica mais utilizada e prática é o controle químico. Empresas de dedetização são contratadas e realizam os serviços e aplicações mas não é difícil de encontrar em lojas de produtos para jardinagem, materiais de construção e até mesmo em Petshops produtos e ferramentas para que não seja necessário a contratação de terceiros.
Produtos químicos é claro que devem ter todo um protocolo de segurança para serem utilizados. Além do manuseio, durante a aplicação, deve ser utilizado uma vestimenta e materiais que protejam todo o corpo do produto que está sendo aplicado pois é tóxico e pode causar irritações e problemas mais graves. Além disso, vale analisar o quão nocivo pode ser para todo o ambiente que está a praga – e isso inclui os humanos, as plantas e também todos os animais (pets, pássaros que ali podem passar etc). Por isso, analise muito bem as condições do local para tal aplicação.
Outra técnica é colocar predadores que não oferecem riscos à todos naquele ambiente (para escorpiões, por exemplo, temos galinhas, corujas, lagartixas). Vale analisar qual espécie de praga ocupa o seu ambiente e avaliar qual predator pode ser colocado ali!
Prevenção
Algumas dicas são simples mas eficazes para um controle de pragas sem complicação e prevenção de acidentes com elas:
- Manter limpo e seco o local. Isso vale para ambientes internos na residência ou estabelecimento comercial, quintais, jardins, telhados (calhas e forros)- terrenos não habitados e jamais acumular lixo ou entulho (estes devem estar bem fechados e removidos o mais rápido possível)
- Manutenção de áreas com plantas e vegetação. Quando estiver ali, usar calçados e luvas para evitar algum risco
- Colocar proteção (soleiras) nas portas de entrada da unidade para que não passe nenhum bichinho por ali, assim como telas mosqueteiro e ralos que possam ser vedados quando não utilizados
Com as dicas acima e feita de forma macro, evitamos agredir o meio ambiente com produtos químicos e deixamos as pragas distantes de nosso espaço!
Não tem cama para cães, fiz a pesquisa no site e não obtive resposta
Olá! Acesse o site http://www.chalesco.com.br e lá você irá encontrar.