Pulverizadores são utilizados para aplicação de inseticidas, herbicidas e nutrientes, fertilizantes ou pulverização em geral, além de muitas pessoas usarem apenas como regador de plantas em suas casas. Mas, como função real aos agricultores, o ponto principal é o controle da dosagem na aplicação do produto químico que será pulverizado na área de interesse.
Falando em área de aplicação, é muito importante analisá-la para decidir o pulverizador ideal para uma melhor aplicação e rendimento. Tipos de plantas daninhas que estão ali (arbustivas ou rasteiras), pragas etc, o tamanho dela para definir a quantidade de produto que deverá ser aplicado e o número real de pulverizadores necessários para não demorar tanto a aplicação e nem perder o momento ideal para tal. Em caso de inseticidas, o tamanho da área e a quantidade de produto a ser aplicado que definirão o pulverizador a ser adquirido.
Os pulverizadores garantem que o produto seja distribuído na quantidade correta e no lugar desejado. Afinal, pulverizar nada mais é do que separar a substância líquida (produtos químicos que normalmente são vendidos de forma concentrada) em partículas pequenas – essa solução é denominada calda. A qualidade da água também é muito importante para que o resultado seja o melhor possível, assim como as condições climáticas e a época de aplicação.
Existem diversos tipos, como os manuais, elétricos e movidos à combustível. Conheça abaixo alguns exemplos.
Tipos de Pulverizador
- Pulverizador Costal: Uma espécie de mochila carregada nas costas do operador, contém o reservatório e é indicado para micro e pequenas áreas de aplicação.
- Pistolas de Pulverização: através do ar comprimido, o produto é disparado em locais como hortas, pequenos jardins e pomares.
- Pulverizador de Barra: Normalmente estão montadas em um trator e consistem em uma barra com vários bicos de pulverização, o que otimiza o tempo de aplicação por cobrir uma grande área.
- Atomizadores: a pulverização aqui acontece através de uma grande corrente de ar que despeja o produto rapidamente e com uma grande capacidade de alcance.
Manutenção
A manutenção dos pulverizadores devem ser realizadas de forma correta para não somente mantê-los limpos e calibrados, mas também para evitar a contaminação de produtos ali acumulados por falta de higiene e que comprometa a eficácia do produto ou danifique a sua plantação. Sem falar na questão de que também pode ser prejudicial a quem esta aplicando e aos animais! Lembrando que toda a aplicação e manuseio de produtos químicos deverá ser feito com EPIs.