Existem muitas maneiras de ensinar seu animal de estimação sem que ele passe por sofrimento. O nome desta modalidade é “Educação positiva”. Um método inteligente e efetivo, que além de tudo, preserva a boa relação entre humanos e cachorros.
Então colocamos neste artigo informações valiosas sobre essa técnica de adestramento para que você compreenda melhor o assunto e possa escolher com sabedoria o melhor jeito de ensinar o seu cãozinho. Acompanhe.
O que é a Educação Positiva?
Também chamado de adestramento positivo, consiste num grupo de técnicas de ensino para cães que não utilizam a punição, ou seja, são métodos positivos.
O que mais tem, entre os profissionais do ramo, são técnicas e metodologias para ensinar os pets, mas nem todas são boas, pois contam com castigos e um meio punitivo como os sustos e a dor.
Os materiais utilizados são borrifadores, bombinhas, colar de choque, entre outras coisas. Por isso o adestramento positivo foi criado.
No que consiste a educação positiva?
Esse tipo de treinamento não utiliza em sua metodologia a punição ou a coerção, mas princípios científicos e o respeito pelo animal, de forma que ele se sinta motivado.
Os métodos que podem ser empregados são brincadeiras, petiscos, carinho, comidas variadas para que ative no cãozinho um sistema de recompensa pelo bom trabalho que ele fez.
Podem incluir outras coisas como: saídas para passeios, colo, e outras coisas. A identificação da educação positiva se dá pela forma como seu animal será tratado e ensinado, ativando nele o senso de proteção através do carinho e não da punição.
Quase todos os animais são territorialistas por natureza, especialmente os cães, mas isso não significa que ele protegerá por obrigação, mas pelo instinto natural dele. E é isso que a educação positiva faz.
Como saber identificar traços de uma educação positiva
Mesmo que expliquemos o que significa, é necessário saber identificar esse tipo de educação, para ter certeza de que escolheu o adestrador certo.
- O adestrador entende e compreende todas as necessidades relacionadas ao animal;
- Possui uma metodologia clara e faz questão de explicar como será o processo;
- É normal que sua presença (dono) seja solicitada durante as aulas e terá a oportunidade de saber como é o processo;
- Tanto o dono, quando o animal, terão maior possibilidade de compreender os sinais, melhorando a comunicação;
- Os cães tendem a gostar de seus adestradores e esse é o principal ponto.
Com base nestes pontos citados, ficará fácil identificar também os traços de uma educação punitiva, que seria o contrário do que explicamos aqui.
Contudo, não deixe de observar e escolher como muito cuidado, o profissional que ficará responsável por tais atividades. E muitas vezes, os sinais de um adestramento punitivo podem levar meses e até anos para serem corrigidos.
E então, o que achou do nosso conteúdo? Esperamos que tenha sido valioso para você e não se esqueça de compartilhar estas informações com seus amigos. É muito importante que informações como esta possam ser alcançadas por mais pessoas.