Já sabemos que o cachorro é o melhor amigo homem. Isto é um fato indiscutível entre os adoradores de animais, mas você sabia que existem inúmeros benefícios ao adotar ao invés de comprar um bichinho?
Então listamos pontos importantes sobre o porquê de adotar e gostaríamos de compartilhar com você essas informações.
Valorização
O primeiro ponto se refere à valorização da vida animal. Muitos pets são abandonados sem qualquer explicação. E, por isso, muitos animais precisam de um novo lar, novos donos.
Necessitam também, receber carinho, cuidados adequados e, muitas vezes, a ajuda de um veterinário. Ao adotar um cãozinho ou um gatinho você compreende o valor da vida dele e suas reais necessidades.
Não que comprar um pet seja um problema. Não é, mas se existe a possibilidade de adotar, para evitar um sofrimento maior na vida desse animal, é uma opção válida a ser considerada.
Companheirismo
Outra questão é o companheirismo. Os animais de estimação são ótimos amigos e estão conosco em todas as horas do dia, brincando e nos acompanhando nas atividades diárias.
Se você se sente sozinho, pode adotar um cachorro ou um gatinho pode preencher essa lacuna, tornando seus dias mais alegres.
Estudos comprovam que quando temos um animal de estimação, adquirimos habilidades importantes para o nosso dia a dia como a socialização e o senso de companheirismo.
Redução no número de animais abandonados
Quando adotamos animais de estimação ao invés de comprá-los, ajudamos a reduzir o número estatístico de animais abandonados. Grande parte desses animais passaram por situações difíceis, além do abandono, como maus-tratos.
Por isso, você pode e deve cogitar a possibilidade de adoção para trazer uma vida diferente para o cachorro ou gatinho. Assim como as pessoas, os animais são capazes de sentir emoções e também ficam traumatizados.
Ao adotar de forma consciente você poderá entregar todo o cuidado e carinho que ele precisa para viver uma vida tranquila e mais feliz em sua nova família.
Custos
Agora, falando em questões práticas, os custos devem ser considerados neste momento. Embora, ao adotar um pet você precise gastar com vacinas, consultas, remédios etc., ao comprar não será diferente, e ainda terá que arcar com os custos da compra.
Dependendo da raça, tamanho, tempo de vida, os gastos podem ser altíssimos. Então, ao adotar você não precisará se preocupar com isso, já que pode ser um animal adulto ou filhote.
Em qualquer um dos casos serão necessários cuidados, treinamento e outras questões como cuidados profissionais de forma periódica.
No caso de adotar filhotes, saiba que eles vão explorar todo o ambiente, destruir objetos e precisar mais da sua atenção e paciência. E ao adotar um adulto, você pode começar a adestrar para que ele se comporte e supere os traumas, caso tenha.
E então, você já sabia dessas coisas, e está pensando em adotar um animal de estimação? Agora já sabe o que fazer e o que considerar.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.