Você sabia que é possível socializar o seu animal de estimação sem grandes dificuldades?
Mas antes de prosseguir com os métodos que vamos compartilhar com você, é muito importante observar o ambiente em que ele está inserido, pois o local impacta de forma direta na reeducação do seu animal.
A socialização é um ato extremamente importante para o desenvolvimento e ensina o seu pet a conviver com outros animais de forma pacífica e bastante amigável.
Então observe os pontos que vamos trazer para você e prepare o seu animal de estimação da melhor forma possível, para que ele possa interagir de maneira dócil desde filhote. Estas dicas também servem para cães adultos. Então é só conferir:
Entenda o que é socialização
A primeira coisa que você precisa saber é que um cão para ser sociável ele não precisa necessariamente brincar com todo mundo.
O primeiro sinal de que o seu animal de estimação foi socializado é que ele compreende as internações de uma maneira natural.
Isso significa que interações forçadas não são bem-vindas e podem resultar em acidentes e gerar um desconforto no seu pet.
Crie e hábitos
Desta forma você pode seguir a socialização dele criando hábitos para que seu cãozinho ou gatinho identifique os gatilhos que podem despertar nele: a raiva, o medo, o susto e outras coisas.
Para isso é necessário ajudá-lo a identificar os sons que trazem estes sentimentos: buzina, fogos de artifício, trovões e outras coisas.
É muito importante que você esteja presente e ajude o seu bichinho a permanecer calmo e não agir de modo agressivo diante destas situações que podem representar um perigo para ele.
Vacinação em dia
Essa é uma forma de fazer com que animais e donos se sintam seguros durante o processo de socialização. Então é necessário observar se a carteira de vacinação dele está em dia para depois deixá-lo socializar com outros animais de forma natural.
Caso você tenha adotado um pet na fase adulta, observe se ele possui habilidades sociais e também qual o histórico dele com o dono anterior.
Estas informações podem facilitar todo o processo e evitar muitos problemas. Assim você consegue melhorar todos os níveis de interação do seu animalzinho.
Faça passeios
Você também pode aproveitar e levar o seu pet para passear em um local tranquilo e que tenha outros animais.
Sendo assim você pode colocar a dica anterior em prática, deixando que ele interaja de modo 100% natural. Neste caso é possível observar qual será a reação do seu bichinho.
Conviva com outras pessoas
Você pode aproveitar para receber os amigos e colegas em sua casa, de preferência, pessoas que tenham outros animais de estimação e possam levá-los.
Desta maneira o seu pet começa a se acostumar com a presença de outras pessoas, podendo evoluir gradualmente à medida em que se acostuma com outros animais.
Estas foram as nossas dicas de socialização que você pode pôr em prática agora mesmo. Compartilhe com seus amigos!