Você tem um pet, mas ele não é tão amigável e quietinho? Fique atento a este pequeno artigo, pois podemos te ajudar.
Esse tipo de comportamento, mais agressivo, é mais comum entre os cães adotados que vieram de outras famílias ou mesmo que sofreram um pouco.
É importante que você preste atenção aos detalhes e tenha paciência. Para que ele deixe de ter comportamentos agressivos, os bons precisam ser recompensados.
Por isso, continue por aqui, para saber como fazer isso. Vamos lá?
Pet com excesso de energia
É muito comum o excesso de energia nos pets, sobretudo nos de grande porte. Quando essa energia não é extravasada em brincadeiras, passeios ao ar livre, esportes etc. o animal tende a se estressar e com isso demonstra um comportamento mais agressivo.
Além disso, há grandes animais que vivem em espaços muito pequenos, não permitindo que se movimentem tanto quanto precisam. Isso acontece bastante com os que vivem em apartamentos, por exemplo.
O que é interessante aqui, é fazer uma observação do seu pet. Verificar não somente a qualidade dos espaços, como se a alimentação está correta e se ele tem conseguido descansar.
Animais muito estressados podem desenvolver doenças, viu?! Não é somente em seres humanos. Caso seja necessário, leve-o ao veterinário e não se esqueça de incluir na rotina pequenos passeios aos parques e locais que ele possa correr livremente.
Busque recompensar o seu pet
Logo na introdução deste artigo falamos que os bons comportamentos do animal precisam ser recompensados, pois eles aprendem por meio da repetição de gestos e situações. Isso cria um padrão para o seu pet, um hábito bom.
Então quais seriam estas recompensas? Um carinho, uma brincadeira, um petisco etc. qualquer coisa que seu pet sinta que está confortável e que aquilo é bom.
Muita calma nessa hora! Para situações de recompensa você deve ter muita paciência. Alguns pets aprendem mais rápido que outros. E outro detalhe é que: mesmo que seu pet já tenha aprendido, o sistema de recompensa precisa continuar como um incentivo.
Comportamento calmo
Lembre-se que seu pet imita suas reações emocionais. A forma como os pets veem o ambiente é diferente. Eles sentem a presença dos donos e sentem também suas emoções como: felicidade, tristeza, raiva ou angústia.
Então, neste caso, procure tratá-lo com o máximo de equilíbrio. Se ao chegar do trabalho você costuma ter momentos de euforia com seus pets, procure ter uma reação mais calma e carinhosa. Deixe que eles se acostumem com menos excesso de informação.
Outra dica é que você pode esperar que seu pet se acalme para depois brincar com ele e fazer aquele sistema de recompensa que comentamos anteriormente. Bacana, não?!
Conclusão
E então como você pode ver neste pequeno artigo existem outras maneiras de incentivar o comportamento calmo e tranquilo no seu pet, através de pequenas recompensas de carinho e atenção às necessidades dele.
E então você já aplica algumas destas táticas? Conte para nós e compartilhe sua experiência.