Ter um bichinho de estimação é muito bom, não é mesmo? Ainda mais os pequenos como os hamsters. Ocupam pouco espaço, quase não fazem barulho, além de serem super fofos. Os roedores são os favoritos das pessoas silenciosas.
Então se você tem um hamster ou está pensando em ter um para ser membro da sua família, mas não sabe como cuidar, fique por aqui! Hoje vamos te mostrar um guia completo de como cuidar deles.
Alimentação adequada
Este pode ser um tópico polêmico da lista, visto que os hamsters são bichinhos muito sensíveis e podem ser um pouco “enjoadinhos” para se alimentarem também. Por isso você pode e deve fazer uma pesquisa de campo sobre a alimentação ideal para o seu tipo específico de hamster.
A partir daí, você pode alimentá-lo com algumas rações específicas, fazendo rotação entre elas para que você descubra a que mais se adequa ao seu pet. Além disso, a alimentação adequada é garantia de felicidade para o seu hamster.
Higiene em primeiro lugar
O ambiente para o hamster é a gaiola, mas você deve estar profundamente atento à higienização dela. A frequência ideal de limpeza é duas vezes na semana, trocando o forro, o papel, a caixinha de areia para colocar tudo limpo e novinho para ela.
Além disso, você deve lavar a gaiola com água e sabão neutros. Como falamos anteriormente, é necessário reforçar: os hamsters são muito sensíveis. Se você colocar um produto químico forte ele pode desenvolver alergias severas. Fique muito atento.
Fique atento ao espaço na gaiola
Eu sei que é muito bacana colocar vários brinquedos para eles, muitas caixinhas etc. Mas o seu hamster precisa de espaço para se locomover, para correr e brincar de forma saudável. Por esse motivo, não sobrecarregue o espaço dele com muitas coisas.
Outro detalhe importante é o tamanho das gaiolas. Certifique-se de que ele tem uma gaiola no tamanho adequado para ele. Não seja muito econômico na hora de comprar a gaiola, leve em consideração que mesmo pequenos, eles necessitam de espaço.
Cada coisa tem sua hora: respeite
Os hamsters tem hora para acordar, para dormir, brincar e comer. São seres naturalmente regrados. Costumam dormir durante todo o dia ou enquanto tiver luz e acordam quando o sol já foi embora.
Levando estes fatos em consideração, coloque a gaiola dele em um local onde você não acesse o tempo todo, que seja perfeito para que as necessidades fisiológicas dele fiquem intactas. Do contrário, você poderá estressar o seu hamster. Evite ficar acordando-o durante a luz do dia.
Conclusão
Como você pode perceber, os hamsters são animais bem sensíveis e por esse motivo precisam de cuidados especiais e mais atenção de seus donos principalmente quanto aos seus horários e higiene da gaiola.
Por isso, se você tiver um hamster em casa ou está pensando em adotar um, reveja as dicas que passamos e aproveite ao máximo possível.
E se gostou do nosso conteúdo, nos deixe saber e compartilhe para alcançar e ajudar mais pessoas.